Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

calor

Google tem plano curioso para aquecer casas no inverno europeu

O Google vem buscando expandir os seus data centers para conseguir ampliar sua atuação no emergente mercado das IAs, mas sem esquecer do impacto ambiental que suas ações causam nesse processo.

Imagem de destaque da notícia

O Google vem buscando expandir os seus data centers para conseguir ampliar sua atuação no emergente mercado das IAs, mas sem esquecer do impacto ambiental que suas ações causam nesse processo. As informações são do The Verge.

Leia mais:

Em um projeto conduzido na Finlândia, a empresa deve gastar 1 bilhão de euros para expandir seu data center no país e explorar mais o potencial das IAs, e parte do plano é reutilizar o calor do data center para aquecer casas, escolas e edifícios públicos próximos.

Os data centers, que normalmente já consomem muita energia, agora consomem ainda mais energia quando usados para desenvolver IA. A reutilização do calor do servidor desses locais é uma forma de mitigar os efeitos que a IA tem na rede elétrica e no meio ambiente.

O projeto de reutilizar esse calor poderá ajudar o Google a bater os objetivos climáticos e administrar melhor os sistemas energéticos onde opera.

A expansão de seu data center na Finlândia ocorre logo após o evento Google I/O da semana passada, que apresentou o mecanismo de busca do Google renovado com IA generativa e uma versão mais rápida de seu modelo Gemini.

Imagem: achinthamb/Shutterstock

Treinar e desenvolver IA requer centros de dados novos e mais potentes, o que arrisca sobrecarregar as redes elétricas com o aumento da procura de eletricidade.

Junto a isso, há preocupação pelas centrais elétricas alimentadas a combustíveis fósseis acabam sendo mais usadas parar satisfazerem essa procura, em um momento que elas precisam ser substituídas por energias renováveis para evitar que as alterações climáticas se tornem um desastre maior.

Como será o projeto do Google para aquecer casas e edifícios na Finlândia

  • Para o projeto de reutilização do calor dos data centers, o Google firmou uma parceria com o município de Hamina e o fornecedor de energia municipal Haminan Energia.
  • Até 2025, planejam recuperar o calor dos servidores do centro de dados na Finlândia e enviá-lo para residências e edifícios públicos da região.
  • É o primeiro projeto desse tipo para o Google, que vai fornecer esse aquecimento gratuitamente. A empresa tem reutilizado calor em seus próprios escritórios locais há quase uma década.

Como o Google compra energia isenta de poluição por carbono e ela corresponde a 97% do consumo de energia do data center, o calor fornecido à Haminan Energia também será considerado uma fonte de energia maioritariamente limpa.

google
(Imagem: nitpicker/Shutterstock)

Fonte: Olhar Digital

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis