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Educação

Escola de Guaçuí reforça estudo sobre minorias étnicas com reprodução de instrumento aborígene

O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa, fomentando o interesse pelo estudo e o respeito à diversidade.

O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa, fomentando o interesse pelo estudo e o respeito à diversidade.

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, localizado em Guaçuí, participaram de uma aula prática da disciplina de Geografia para conhecerem o didgeridoo, um instrumento dos aborígenes australianos. O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa, fomentando o interesse pelo estudo e o respeito à diversidade.

A atividade partiu do princípio da importância de identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. O didgeridoo é um objeto ancestral dos aborígenes, uma vez que arqueólogos encontraram pinturas rupestres na Austrália que evidenciam o uso do instrumento há mais de 1500 anos.

“O didgeridoo é um instrumento exótico que faz parte do legado cultural dos aborígenes australianos e sua utilização em sala de aula permite que os alunos despertem o interesse no conteúdo abordado. Vale destacar que o instrumento é feito tradicionalmente de eucalipto, mas o nosso foi feito de uma forma muito simples usando PVC, o que permite que os alunos repliquem e criem seus próprios instrumentos” explicou o professor Thiago de Oliveira, responsável pela atividade.

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Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

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(27) 3636-7706 / 3636-7707

Fonte: SEDU-ES

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