Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

zNotícia-4

Comunidade em Alto Pongal celebra centenário no próximo dia 07

No próximo dia 07 de junho, sexta-feira, a igreja da comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Alto Pongal, vai completar 100 anos de existência.

Imagem de destaque da notícia

No próximo dia 07 de junho, sexta-feira, a igreja da comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Alto Pongal, vai completar 100 anos de existência. A igreja está localizada na zona rural de Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e faz parte da Paróquia São Francisco Xavier.

As comemorações para o primeiro centenário começaram no último dia 29 de maio e vão até o dia 7, dia do Sagrado Coração de Jesus. Igor Lourencini Vetorazzi é coordenador da comunidade e fala sobre a origem dessa comunidade. ""A história da comunidade é marcada pela Imigração Italiana e por sua fé. A fé e a esperança de melhores condições de vida, foram a força que os fizeram a se lançarem ao mar em busca do novo, a exemplo do povo Judeu que buscavam a Terra prometida".

Muitos são descendentes de imigrantes italianos que chegaram ao Espírito Santo e povoando diversas partes do nosso estado, que mais se assemelhava a sua pátria. ""Ao chegarem ao porto de Benevente, hoje Anchieta, após mais de 40 dias de viagem, os imigrantes passaram por muitas dificuldades, como o período de quarentena, a subida em barcos menores pelo Rio Benevente até o interior, a falta de alimento e os perigos da mata, mas nunca os desanimaram", afirmou.

Na próxima quarta-feira (05) comemora-se o dia Mundial do Meio Ambiente e durante as festividades, esse dia não passara despercebido. Padre Rodrigo é coordenador Arquidiocesano da Comissão de Liturgia e, além de presidir vai abençoar 100 mudas de árvores que serão doadas aos dizimistas. De acordo com a coordenação, o objetivo é devolver a terra uma parcela das árvores que foram retiradas para que as famílias recém-chegadas se estabelecessem, além de perpetuar uma lembrança viva do centenário. Quem celebra junto nesse dia é o Setor Apresentação do Senhor.

Sobre a Igreja

A primeira edificação construída comunitariamente, foi uma capela de madeira para que pudessem rezar e o primeiro padroeiro foi Santo Antônio. Conforme foram edificando suas famílias, a comunidade foi crescendo e surgiu a necessidade de mudar um pouco mais ao sul do vale.

Neste novo local, construíram nova Capela e um plebiscito foi realizado, pois algumas famílias queriam a permanência de Santo Antônio como padroeiro, mas outras queriam o Sagrado Coração de Jesus. Seguindo a vontade da maioria, o Coração de Jesus reinou nos corações de todos e, desde 1924, é o padroeiro, o qual grande devoção se fomenta até hoje.

Após a primeira Capela, outras três foram construídas, sempre com o objetivo de acolher a comunidade que crescia em devotos. 100 anos depois, estão programando grande festejo para celebrar a Fé dos antecedentes e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS

04/06 – 7º dia da novena:

19h – Missa presidida pelo Padre Robson Lemos Pereira e animada pelo Setor Sagrada Família;

20h – Quermesse

05/06 – 8º dia da novena:

19h – Missa presidida pelo Padre Rodrigo Chagas e animada pelo Setor Apresentação do Senhor;

20h – Quermesse

06/06 – 9º dia da novena:

19h – Missa presidida pelo Padre Diego Carvalho e animada pelo Setor Divino Espírito Santo;

20h – Quermesse

07/06 – SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

4h – Caminhada do Coração de Jesus; Saída da casa de Clóves Palaoro;

6h – Chegada da Caminhada e alvorada de fogos;

19h – Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, OFM;

20:30 – Quermesse;

21h – Show com a dupla Thiarlys e Melina

Com informações da Arquidiocese de Vitória

Fonte: Cidades - ES Hoje

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis