Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

IG Saúde

Câncer: musculação ajuda a vencer a doença? Cientistas explicam

Musculação pode ajudar a vencer o câncerO peck-deck é um exercício que favorece o peitoral, enrijecendo toda a área (Imagem: Vladimir Sukhachev | Shutterstock) Os apaixonados por academia costumam dizer que a musculação não se trata apenas de estética, mas, sim, de saúde.

Imagem de destaque da notícia
Musculação pode ajudar a vencer o câncerO peck-deck é um exercício que favorece o peitoral, enrijecendo toda a área (Imagem: Vladimir Sukhachev | Shutterstock)

Os apaixonados por academia costumam dizer que a musculação não se trata apenas de estética, mas, sim, de saúde. O discurso é de que ter ombros, costas, braços e pernas musculosos não servem apenas para ter a autoestima em dia e impressionar os outros, mas para ter uma qualidade de vida melhor e até se preparar para eventuais doença, como o câncer. Segundo estudos recentes feitos por especialistas, a teoria está correta

Em outubro de 2023, um estudo publicado no British Journal of Cancer (Jornal Britânico do Câncer), diário do Reino Unido referência no assunto, afirmou que a maior prevalência de massa muscular diminui o risco de morte em pacientes oncológicos. A pesquisa aponta que o secretoma muscular, que é o conjunto das substâncias produzidas pelos músculos, tem papel importantíssimo na luta contra o câncer. 

A mesma constatação foi feita em um estudo da revista científica Frontiers in Physiology.  Segundo a publicação, quando os músculos são bem trabalhados, eles liberam cerca de 650 substâncias positivas para o bem-estar do organismo humano. Esses componentes produzidos pela musculatura podem auxiliar na prevenção de câncer, diabetes, demência, fragilidade óssea e inflamações em geral.

Melhora da expectativa de vida

A musculação também ajuda a aumentar a expectativa de vida. De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer de Maryland e da Universidade de Iowa, ambos nos EUA, os exercícios de fortalecimento muscular podem tornar o corpo mais magro e os ossos mais fortes, levando a uma vida mais saudável na velhice.

"Nossa descoberta de que o risco de mortalidade parece ser menor para aqueles que praticaram ambos os tipos de exercícios fornece um forte respaldo às recomendações atuais para praticar atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular", disse a autora do estudo, Jessica Gorzelitz. "Os idosos provavelmente se beneficiariam de acrescentar exercícios de levantamento de peso às suas rotinas de atividade física."

O estudo diz que levantamento de pesos, abdominais, flexões, ioga, pilates, tai chi e exercícios com elásticos são os mais indicados, principalmente para os idosos. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: Saúde IG

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis