Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

zNotícia-4

Festa de Nossa Senhora das Neves é patrimônio cultural do ES

Tradicional manifestação religiosa no calendário de Presidente Kennedy, a festa de Nossa Senhora das Neves agora é patrimônio cultural imaterial do Estado.

Imagem de destaque da notícia

Tradicional manifestação religiosa no calendário de Presidente Kennedy, a festa de Nossa Senhora das Neves agora é patrimônio cultural imaterial do Estado. O reconhecimento consta na Lei 12.169, de autoria do deputado Allan Ferreira (Podemos).

Com programação diversificada preparada pela Paróquia Nossa Senhora das Neves, a festa acontece de 27 de julho a 6 de agosto. O ponto alto é o dia dedicado à santa, 5 de agosto. As celebrações acontecem no santuário localizado na planície de Muribeca, às margens do rio Itabapoana. É realizada uma missa campal pela manhã, seguida de procissão e queima de fogos.

"O evento marca o calendário dos fiéis e turistas há muitos anos. A Igreja de Nossa Senhora das Neves é considerada Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo e foi construída pelo Padre José de Anchieta, com o trabalho de escravos e índios puris e botocudos. A festa e o município de Presidente Kennedy merecem esse reconhecimento", comentou o deputado Allan Ferreira.

Patrimônio cultural


Tanto a festa religiosa quanto o centro cultural estão inseridos no conceito de bens culturais estabelecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conforme a definição, esses bens, "dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados – feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)".

Fonte: Cidades - ES Hoje

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis