Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

zPortal-1

Servidores públicos são presos por celular entregue a detento

Um monitor de ressocialização e um policial penal foram presos nesta terça-feira (02) durante a operação "Trash Bag" da Secretaria da Justiça (Sejus).

Imagem de destaque da notícia
Foto: Sim Notícias

Um monitor de ressocialização e um policial penal foram presos nesta terça-feira (02) durante a operação "Trash Bag" da Secretaria da Justiça (Sejus). A ação foi realizada nos municípios de Cariacica e Viana e investiga a entrada de um aparelho celular na Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA2) no dia 24 de junho. Além das prisões, a operação interceptou um plano de fuga na PSMA2 envolvendo um dos traficantes mais perigosos do Espírito Santo.

De acordo com a Sejus, o monitor foi detido por envolvimento no caso, enquanto o policial foi preso em flagrante em razão de uma arma irregular encontrada. Ambos foram encaminhados à Penitenciária de Segurança Média 1, em Viana.

Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido na casa de uma mulher, que teria ligação com o detento beneficiado com o celular na unidade prisional.

Segundo a Sejus, a operação foi desencadeada após levantamentos realizados pela Inteligência Prisional e contou com o acompanhamento do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP) do Ministério Público Estadual. Ao todo, 18 policiais penais participaram da ocorrência, que foi registrada na Delegacia Regional de Cariacica.

"A Sejus informa que, diante da operação realizada e tendo em vista a prisão do servidor em designação temporária, os trâmites para a rescisão contratual do envolvido já foram iniciados. Sobre a prisão do policial penal, a Sejus reitera que um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) será aberto para apurar o caso", disse em nota.

Interceptação de fuga

A operação também interceptou uma possível fuga de um presidiário do PSMA2. A reportagem apurou que a tentativa de fuga envolve o traficante José Maria Araújo, vulgo Zé Maria, que já figurou na lista dos dez mais procurados pelo sistema criminal capixaba. Ele responde pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas.

Zé Maria foi preso no dia 16 de outubro de 2023, pela Polícia Rodoviária Federal, no km 56 da BR-101, em São Mateus, no Norte do Estado. Sobre o possível plano de fuga, a Sejus informa que a continuidade das investigações irão esclarecer os fatos.

Fonte: Cidades - ES Hoje

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis